Olá, alunos, participem do nosso blog!

Nosso email é

slpaulofreire@gmail.com

Para participar, você deve ser aluno da EMEF Paulo Freire e pode enviar textos, fotos, desenhos ou qualquer arte, desde que você mesmo tenha feito!

Grande abraço!


Professor Pedro Marques



Welcome!

Welcome! You can enjoy this blog at any language! Use Google translate below. Thanks for watching!

Translate

O professor Pedro recomenda: livros que fazem parte da nossa biblioteca

Luna Clara e Apolo Onze
Autora: Adriana Falcão

 

Achei o começo incrível, com personagens e espaços muito diferentes, uma coisa meio de sonho. Tem um sujeito que perde a sorte e, além de se perder da mulher amada, fica com uma nuvem chovendo por todos os lugares que ele vai. Há uma cidade onde nunca chove, enquanto numa outra acontece uma festa que nunca acaba. Os nomes são engraçados também: Doravante, Aventura, Apolo Onze, Pilhério, Poracaso e Madrugada.

         Tem um lugar sinistro por ali, em que moram umas bruxas estranhas. Tem mistério, drama,  mas é sempre mais pro lado da comédia. Tem uns desenhos bem bacanas também, e os capítulos não são tão grandes como parecem. É fácil de ler.





Histórias de Lavar a Alma

Pessoal, esse livro tem histórias bem gostosas de ler, e uma ilustração bem diferente, misturando bordado e imagens alteradas por computador. Você vai ler sobre príncipes, princesas, reis, magia e encantamento. Temos um montão dele lá na nossa sala.

As Crianças na História

E se você tivesse nascido na Grécia, no ano de 300 antes de Cristo? Ou então no Egito, no tempo dos Faraós, como seria a sua infância? Ou na Itália no tempo do descobrimento do Brasil? Quais seriam os seus brinquedos, como seriam os seus amigos, e os seus pais? Nesse livro, podemos imaginar como era ser criança em diversas épocas diferentes, com muitas ilustrações bem feitas, textos curtas e interessantes. Temos só 3 exemplares na nossa Sala, eu recomendo, achei um livro muito legal! Só faltou mesmo mostrar alguma criança da América Latina, mas o livro foi inventado por europeu, sabe como é... eles não querem saber lá muita coisa sobre a gente. Mas mesmo assim é um livro bom.






Volta ao Mundo em 52 Histórias

Se você é meu aluno e está na 5ª série, você já vai se lembrar do livro. É aquele onde lemos os contos A Princesa e o Sapo e A Mulher de Neve, lembrou?
Então, muita gente pegou esse livro emprestado, e o pessoal tem gostado. São várias histórias curtas, ou seja, contos, das mais diferentes, você pode começar uma e, se não gostar, pular para outra até achar uma legal. Tenho certeza que você vai curtir pelo menos algumas dessas histórias. Pega lá para ver. Tem muita ilustração bonita e detalhes que ajudam a entender o texto.





O Livro das Origens
Autor: Arrabal, José

Esse livro apresenta vários mitos diferentes sobre a criação do mundo. É muito legal poder ler essas histórias que, como estamos vendo em classe, tiveram uma importância enorme na vida real de cada comunidade.  Eles contavam e viviam os seus mitos. Nesse livro tem o mito Asteca que estudamos: O Primeiro Sol. Temos dois exemplares em nossa biblioteca. Boa Leitura!


Rick e a Girafa
Autor: Carlos Drummond de Andrade

Esse é um livro com historias muito divertidos de um dos maiores escritores de todos os tempos, Carlos Drummond de Andrade. São leves, fáceis, inteligentes e... curtos! Sério, você vai curtir também, tem um monte desse livro lá na nossa Sala de Leitura. Pega para conferir!




Dom Quixote
Autor: Miguel de Cervantes
Tradução: Origenes Lessa
Editora: Ediouro
Já ouviu falar em Dom Quixote? Nunca? Então, é um cavaleiro meio maluco, que depois de ler um montão de livros sobre cavalarias e donzelas indefesas, acredita ser um deles e sai pelo mundo para acabar com as injustiças. Mas o mundo não é fácil para quem quer ser herói, ainda mais desajeitado como Quixote. Com seu fiel amigo Sancho Pança, enfrentará a realidade dura com a única arma que tem: a imaginação. Se são perdedores? Sabe, na verdade perde mesmo quem nunca leu esse livro.

As Mil e uma Noites

Você já ouviu falar no livro As Mil e uma Noites? Não? E em Aladin ou em Ali Baba e os quarenta ladrões? Pois então, essas duas histórias estão na verdade nesse livro. As Mil e uma Noites é um livro feito de várias histórias da tradição dos povos árabes, sempre com muita magia e mistério, príncipes e princesas, amores e traições, que fazem o leitor ficar grudado no livro! Tem um monte lá na nossa Sala. pega para dar uma olhada!



Histórias Extraordinárias

O autor, Edgard Allan Poe, foi o cara que inventou o conto policial e o conto de terror! Esse aí é um dos primeiros livros de policial e terror escritos no mundo, e vale a pena! É melhor do que muitos desses livrinhos de terror de hoje em dia, dá até calafrio! Mas, se você for muito sensível, melhor não ler.